Frederick Winslow Taylor

Frederick Winslow Taylor
Frederick Winslow Taylor (Filadélfia, 20 de Março de 1856 — Filadélfia, 21 de Março de 1915) mais conhecido por F. W. Taylor, foi um engenheiro mecânico estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Curiosidades sobre René Descarte!



Você sabe porque Descartes costumava redigir suas obras na cama?

Segundo seus biógrafos, por ter perdido sua mãe com apenas um ano de idade e apresentar saúde muito frágil, Descartes recebeu, na época escolar, o direito de faltar as aulas quando necessário. Por esse motivo ele adiquiriu o hábito de elaborar e redigir seus trabalhos na cama.

" Eu queria matar quem inventou a matemática! " Você já usou essa frase por diversas vezes?

Descartes foi o primeiro a utilizar sistematicamente as letras do alfabeto para representar as constantes, as variáveis e as incógnitas. Também estabeleceu o uso dos expoentes e o símbolo da raiz quadrada.

Conta-se que sua criação mais famosa nesse campo ocorreu (mais uma vez) enquanto se achava na cama e observava uma mosca voando. Deu-se conta, então, de que toda posição ocupada pela mosca podia ser determinada pela intersecção de três planos ortogonais, paralelos às faces do aposento. Isso o levou a desenvolver o sistema de coordenadas que até hoje utilizamos para produzir gráficos bi e tridimensionais.

Esse princípio levou ao desenvolvimento de uma geometria inteiramente baseada nele: a Geometria Analítica. Com isso, pela primeira vez na história da Matemática, conseguia-se integrar totalmente a Álgebra à Geometria, abrindo um novo campo de explorações que teria desdobramentos enormes nos séculos seguintes.

Thaynara Fontes Almeida.

Um comentário: